Vivenda do Camarão lança modelo de franquia para trabalhar em casa

Com o objetivo de ampliar o alcance dos seus serviços, o Grupo Vivenda do Camarão – mais de 100 lojas pelo país – anunciou o lançamento de uma nova marca e um novo modelo de negócio para franquear, a Vivenda em Casa, formato mais barato que o tradicional – geralmente instalado em shopping centers –  e que pode ser operado em sistema home based. O franqueado poderá vender diretamente para o consumidor final por meio de uma plataforma e-commerce exclusiva.

A alternativa foi criada especialmente para atrair novos empreendedores que, mesmo com um potencialmente de investimento restrito, consigam abrir seu próprio negócio. De acordo com a empresa, com 30 mil reais é possível adquirir e iniciar as operações.

Entre as vantagens estão o não pagamento das taxas de propaganda ou royalties e o preço competitivo: a previsão é que na venda online os produtos sejam, em média, 20% mais baratos.

O formato da operação aparenta ser simples. Os consumidores, que pode ser composto por consumidores finais, restaurantes, hotéis, bares e empresas, fazem os pedidos pelo portal dedicado ao formato, o www.vivendaemcasa.com.br.

Congelados preparados e frutos do mar frescos para o consumo estarão entre as opções. Todos os produtos são fornecidos prontos para a venda diretamente da franqueadora, fazendo com que o trabalho dessa franquia seja bem menos complexo quando comparado a outros modelos.

Microfranquias são tendência para 2017

As microfranquias prometem impulsionar o mercado esse ano, muito por conta do atual cenário econômico do país. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), 557 marcas atuavam com esse modelo em 2016 e 36% das empresas que ainda não o fazem pretendem aplicá-lo nos próximos anos.

Um dos maiores destaques da microfranquia é a previsão de retorno mais curta. No caso da Vivenda em Casa, o empreendedor deve obter o payback entre 12 e 24 meses após o início da operação. Outro detalhe a ser registrado é que o formato, mais enxuto, reduz também a necessidade de um número grande de funcionários. Segundo a franqueadora, o número máximo necessário é de apenas dois profissionais. A empresa afirma já ter firmado 40 contratos de operação e pretende ampliar ainda mais esse ano.